Terceira fase de candidaturas do programa arrancam esta terça-feira e decorrem até 20 de outubro.

O programa Porta 65 Jovem deverá ver duplicado o seu orçamento, o que lhe permitirá chegar a mais pessoas nomeadamente passando a abranger candidatos até 35 anos, mais cinco anos que o que preveem as atuais regras.

O reforço orçamental está a ser fechado pelo Ministério das Finanças, mas já obteve o consenso dentro do grupo de trabalho das Políticas de Habitação, Crédito Imobiliário e Tributação do Património Imobiliário, constituído pelo Parlamento e o Governo, o PS e o BE, noticia o Jornal de Negócios.

O objetivo é que o reforço do montante alocado ao programa seja já previsto no Orçamento do Estado, a ser apresentado em outubro.

O aumento de 50% no orçamento do Porta 65 deverá ser faseado ao longo da legislatura. Os critérios de candidatura deverão ser revistos, permitindo que sejam incluídos jovens até aos 35 anos (atualmente é até aos 30 anos), mas também que o subsídio seja atribuído durante 5 anos, em vez dos atuais três.

No OE de 2016, o programa teve um corte de 1,3 milhões de euros, para 12,2 milhões de euros.

Candidaturas abrem esta terça-feira

As candidaturas para a terceira fase do Porta 65 Jovem (são quatro ao longo do ano) abrem na próxima terça-feira, dia 20 de setembro. Os interessados deverão apresentar as suas candidaturas entre 20 de setembro (10 da manhã) a 7 de outubro (18h).

A última fase de candidaturas (entre 28 de abril e 31 de maio) atribuiu subvenção a 5.667 candidatos.

Fonte: Dinheiro Vivo